SABERES EM CONSTRUÇÃO

SABERES EM CONSTRUÇÃO

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Tarefas da Proa 17




Tempo é questão de preferência e para mim às vezes questão de agendamentos.

Atrasei-me no início das elaborações das atividades da Proa 17 porque por falta de conhecimento acabei perdendo meu blog. Sem querer criei este que como diz a professora Suzana serviu para postagens desta disciplina (e será o meu pessoal também). Como estou em fase de elaboração do meu TCC, corri para fazer estas atividades: Li o texto “Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores”. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004 da professora Suzana Gutierrez. Conheci muito sobre Blog, pois, pra mim é algo novo que aprendi neste curso, mas, ainda tenho muito que aprender.
Quanto a outra atividade proposta entrei nos seguintes blogs que foram sugeridos pela disciplina do Proa 17 para visita. Além de fazer um comentário em cada um deles encontrei as seguintes características nos blogs:

1- http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/
Blog com conteúdo variado onde as pessoas podem emitir opinião, interagir.

2- http://sergioflima.pro.br/blog/blogs/index.php?blog=1
Blog de Física e Educação com entrevista, artigos, opinião pessoal troca de informação direcionado a educação. Usa uma linguagem que aos poucos estou me familiarizando como “feeds”, trás sugestão de cursos.

3- http://quemfaz.blogspot.com/
Blog de relatos de experiências com experiências realizadas em escolas públicas, usando tecnologia onde são colaboradoras as professoras Íris e Beatriz.

4- http://www.gutierrez.pro.br/
Blog com projetos, textos links...Adorei a disposição do conteúdo na página. Se tem opção de entrar no conteúdo que queremos. É um blog recheado de ferramentas (que não sei usar ainda)usadas para deixar a layout da página bonita. Este blog como a própria professora define como um espaço para”... trocar idéias com pessoas de todo o mundo usando um aplicativo de mensagens instantâneas, escrever/registrar meus achados de pesquisa e assuntos de meu interesse no meu weblog, colaborar em sítios temáticos, faz parte do meu dia tanto quanto escovar os dentes, preparar minhas aulas, organizar minhas atividades, trabalhar e estudar”. E para nós professora seu blog servirá como um recurso que nos proporcionará não só troca de informações como um espaço de construção de conhecimento pelas reflexões propostas.

5- http://vamosblogarbr.blogspot.com/
Blog de apoio a construção de nosso blog, com dicas maravilhosa principalmente para aqueles como eu que tem dificuldade por falta de conhecimento em algumas ferramentas.

6- http://planeta.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/
Blog do [zaptlogs] é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE / UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia. Possui blog e projetos dos grupos, lista de discussão, chat, experiência,

7- http://vidadeprofesor.blogia.com/
Site em espanhol. Tive que buscar um tradutor de texto para poder interagir. Confesso que me senti um pouco insegura para me comunicar (se é que eu posso dizer, pois, para haver comunicação é necessário haver entendimento do que se fala. Ainda bem que hoje em dia a tecnologia nos proporciona estes momentos de comunicação mesmo a gente não dominando e/ou conhecendo determinadas línguas) É um site desatualizado porque a ultima atualização é do mês de fevereiro. Confuso para postar comentário, não sei se consegui postar o que tentei publicar:
(Formo parte del grupo de estudio del Proa 17 del Curso de Polvos-Graduação Lato Sensu Especialização en Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la Promoción del Aprendizaje de la UFRGS. Adoré la sugerencia para visitar este Blog, lo hallé maravilloso por el contenido presentado, pues es un espacio que nos proporciona momentos de reflexión y construcción de conocimiento. Para haber comunicación es necesario que haya comprensión del que se habla. Menos mal que hoy día la tecnología nos proporciona estos momentos de comunicación, aún la gente no dominando y/o conociendo determinadas lenguas) Un abrazo Sirlei-Vacaria-RS-Brasil.)

8- http://www.vivenciapedagogica.com.br/
Blog com conteúdo variado e útil ao professor, pois tem teses, artigos, dissertação, serviços...tudo temperado com recursos visuais que dão beleza e aconchego a página.

9- http://palavraaberta.blogspot.com/

Blog como o próprio nome já diz, elaborado para não só o leitor interagir escrevendo como falando. Adorei o recurso usado como gravador de voz, ainda não tinha visto este tipo de ferramenta em blog.

10- http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/
Blog para crianças onde oportuniza leitura sobre a escritora Cecília Meireles e produção textual de maneira criativa, colorida com brincadeira num verdadeiro mundo encantado.

11- http://blogosferamarli.blogspot.com/
Blog com assunto sobre tecnologia servindo também para auxiliar-nos neste sentido.

12- http://leituraescola.blogspot.com/

Blog com leitura e escrita na escola com indicações,comentários e sugestões metodológicas para leitura e escrita escolar, com vários projetos escolares como "Projeto: poesia, comercial de TV e produção textual"

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Até que enfim!


"Antes tarde do que nunca"! Perdi a senha do meu Blog e tive um transtorno até agora para iniciá-lo novamente.
Vou em busca da recuperação do tempo perdido.