SABERES EM CONSTRUÇÃO

SABERES EM CONSTRUÇÃO

segunda-feira, 4 de junho de 2007

10 pragas da era da informação

Ben Schneiderman fecha o livro Designing the User Interface com um bom debate sociológico situando o designer de interface como elemento importante na construção de um mundo melhor. Ele identifica as 10 pragas da era da informação:
1. Ansiedade - medo de estragar o computador, perder dados, parecer burro.
2. Alienação - quanto mais se usa o computador, menos se relaciona diretamente com outras pessoas.
3. Info-excluídos - aqueles que não tem acesso perdem empregos ou oportunidades de estudo
4. Impotência do indivíduo - contra as grandes corporações impessoais o que podemos fazer?
5. Velocidade e complexidade avassaladora - a cada dia as regras do jogo mudam e as tecnologias têm de serem atualizadas.
6. Fragilidade organizacional - uma pessoa só pode causar um blakout de energia elétrica, ou mesmo destruir um terminal de computador e prejudicar milhares de pessoas.
7. Invasão de privacidade - a facilidade de armazenar, transferir e consultar dados torna a violação da privacidade das pessoas mais fácil.
8. Desemprego e obsolência - assim como aumenta a automação, alguns cargos se tornam dispensáveis e as pessoas são mandadas embora
9. Falta de responsabilidade profissional - é mais fácil culpar o computador ou uma organização impessoal pelas nossas limitações e falhas
10. Deterioramento da imagem da pessoa - computadores inteligentes ameaçam um dia substituir o homem, em todas as suas habilidades

3 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Sirlei

Andastes mexendo na confuguração do blog? O RSS não está atualizando. Verificaem Configurações (definições)/Feed/

Total, já encerrou a disciplina,mas seria interessante o teu blog permanecer no blogroll.

abraço!

Suzana Gutierrez disse...

Este blog pode trnasformar-se no teu blog pessoal. Basta adicionar categorias e categorizar os posts referentes ao proa17, trocar o nome do blog para um de teu agrado e acertar a descrição.
Terás preservado a memoria do curso e poderás continuar fazendo deste espaço um centro da tua presença online.

abraço,
Suzana

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.