SABERES EM CONSTRUÇÃO

SABERES EM CONSTRUÇÃO

quarta-feira, 7 de maio de 2008

O que é Disgrafia?

O que é Disgrafia?

A disgrafia é também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível.
Algumas crianças com disgrafia possui também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia
A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.

Características:

- - Lentidão na escrita.
- - Letra ilegível.
- - Escrita desorganizada.
- - Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.
- - Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.
- - Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.
- - Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
- - Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.
- - O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
- - Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular.

O disgráficos não apresenta características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.

Podemos encontrar dois tipos de disgrafia:

- Disgrafia motora (discaligrafia): a criança consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenação motora fina para escrever as letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não consegue fazer os movimentos para escrever.
- Disgrafia perceptiva: não consegue fazer relação entre o sistema simbólico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases. Possui as características da dislexia sendo que esta está associada à leitura e a disgrafia está associada à escrita.

Tratamento e orientações:

O tratamento requer uma estimulação lingüística global e um atendimento individualizado complementar à escola.
Os pais e professores devem evitar repreender a criança.
Reforçar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista.
Na avaliação escolar dar mais ênfase à expressão oral.
Evitar o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas.
Conscientizar o aluno de seu problema e ajudá-lo de forma positiva
Autora: Simaia Sampaio
Retirado do site: http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/disturbios.htm#Disgrafia

19 comentários:

Kel disse...

Meu filho apresenta algumas das características elencadas. Gostaria de saber qual o profissional indicado para detectar tal síndrome. Ele já é assistido por uma fonoaudióloga, mas quando está sob monitoramento a letra dele melhora.
Aguardo uma resposta.
Abs.

Sirlei disse...

Olá Kel! Que bom encontrá-la por aqui para trocarmos idéa. Quanto ao questiomento o profissional que pode te ajudar em uma avaliação do caso é um psicopedagogo.
Um abraço:
Sirlei

Talita Medeiros disse...

Oi Sirlei, tudo bem? Há algum tempo sofro de um problema na minha mão direita que me impede de escrever. È algo que eu mesma não sei bem como explicar, acho que é algum problema motor. Consigo pegar no lápis corretamente, mas tenho dificuldade em realizar os traços,que saem meio tremidos e desorganizados. Já fiz alguns exames junto ao ortopedista e neurologista, porém todos apresentaram resultados normais.Esse problema apareceu no final da minha adolescência e melhorou sozinho após algum tempo. Depois ele voltou e já convivo com ele há dois anos. Sou aluna de pedagogia e hoje, numa aluna que falava sobre dificuldades de aprendizagem, minha professora falou sobre a disgrafia e pensei que esse poderia ser o problema. Tenho algumas características que você descreveu, e alguns desses sintomas acontecem comigo pelo fato de eu ter pouca firmeza na mão. Não entendo como isso aconteceu, nunca tive problema algum, nem motor, nem de aprendizagem. Você poderia me orientar? Esse é um problema que me atrapalha muito, pois sou educadora e estudante, funções nas quais a gente precisa sempre escrever.
Aguardo sua ajuda.
Um abraço e obrigada!
Talita

Sirlei disse...

Respondi no teu Blog
Um abraço.

Val disse...

Sirlei,
Boa noite. Meu nome é Valéria, sou professora de crianças com necessidades educativas especiais mais especificamente deficientes visuais, mas meu maior nó está em contemplar minha aluna Gabrielle, pois a mesma apesar de ler não grafa nada, seus registros gráficos são rabiscos ou pinturas feitas de rabiscos.Consegui fazer com que ela registrasse o que chamamos de bolinha, ou seja, círculos que quase nunca são fechados por ela.
Aguardo ansiosa por uma resposta.
Obrigada desde já.
Um abraço,
Valéria Bastos

marcia ricci disse...

ola

marcia ricci disse...

Olá Sirlei!

Tenho um filho de 8 anos que apresenta varias das caracteristicas que voce descreveu, já fiz acompanhamento com psicopedagogas e não observei melhoras, ele fez aquele exame de processamento e apareceram algumas alteraçoes e foi sugerido fono em cabine. Na escola a professora está sabendo lidar com esse problema e ele está indo bem, digo bem no sentido de aprendizado, porem observo todo esse problema na escrita. É bem complicado fazer ele escrever, ele fala oralmente todo o conteudo que aprendeu e é super inteligente, porem não registra. Será que essas fonos em cabine ajudará. Eu como mae, de que forma posso ajudá-lo em casa. Já tentei fazer atividades extras em casa, porem foram terriveis, pois ele chorava para não escrever. É muito dificil. Outra questão é se a disgrafia tem cura, a criança melhora com o passar do tempo? Muito obrigada pelos esclarecimentos. Um abraço Marcia

Unknown disse...

Oi...
meu aluno de 1ª série consegue escrever as letras cursivas, mas não consegue juntá-las.
Que tipo de dificuldade é essa?
Vc teria algum material que pudesse me ajudar a aperfeiçoar a sua escrita?
Agradeço desde já a sua atenção.
Fábia Poffo.

silvana ferreira disse...

Oi kel,meu filho vem apresentando caracteristicas de disgrafia,ele está sendo acompanhado por uma psicopedagoga.Mas tenho medo de ter procurado ajuda um pouco tarde já q ele tem 11 anos e cursa o 6 ano do ensino fundamental.
O q pooso fazer para ajuda-lo em casa.

Unknown disse...

Olá! sou Natim Brandão, tenho 32 anos, moro em Regeneração - PI, estou cursando o 9º período do curso de pedagogia e também faço especialização em psicopedagogia institucional e clínica e foi justamente durante uma aula de psicopedagogia que tomei conhecimento da disgrafia .foi por meio deste site que me aprofundei sobre este problema. A algum tempo que venho tendo dificuldades na escrita, pois não consigo mais escrever com a mesma facilidade de antes e sinto que a cada dia o problema se agrava, quando estou escrevendo minha mão para derrepente e começa a tremer principalmente quando tem pessoas me observando, as letras ficam trêmulas e ilegíveis. Quero saber se tem solução para este problema? Obrigado!

Unknown disse...

Olá! sou Natim Brandão, tenho 32 anos, moro em Regeneração - PI, estou cursando o 9º período do curso de pedagogia e também faço especialização em psicopedagogia institucional e clínica e foi justamente durante uma aula de psicopedagogia que tomei conhecimento da disgrafia .foi por meio deste site que me aprofundei sobre este problema. A algum tempo que venho tendo dificuldades na escrita, pois não consigo mais escrever com a mesma facilidade de antes e sinto que a cada dia o problema se agrava, quando estou escrevendo minha mão para derrepente e começa a tremer principalmente quando tem pessoas me observando, as letras ficam trêmulas e ilegíveis. Quero saber se tem solução para este problema? Obrigado!

Enéas Prodution disse...

eu, geralmente qndo estou escrevendo esuqeço as palavras ou repito palavras conseuqentimente. só que escrevo rápido e minha caligrafia não é tão assim não. será que tenho disgrafia?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

eu filho de 09 ano apresenta algumas caracteristica da disgrafia. ele e muito inteligente na leitura porem nao consegue copiar do quadro e sua letra no caderno e quase ilegivel, ele reclama de dor ao escrever o que faço quem devo procurar

10 de fevereiro de 2011 03:37

Unknown disse...

Olá, Sirlei
Sou professora e este ano deparei-me com um aluno com disgrafia. Gostaria de receber alguns exercícios para ajudá-lo, pois é uma situação nova para mim. Estou lendo a respeito desse assunto,mas queria avaliá-lo melhor. Se puder me ajudar,agradeço desde já.
Um abraço
Denise

rogério disse...

olá , eu apresento todos os sintomas desde pequeno mas por falta de conhecimento não tive tratamento adequado, sempre reclamaram da minha letra e eu nunca esquentei ou meus pais procuraram ajuda ,só que agora de alguns tempos para cá esta piorando não consigo escrever quase não faço um nº 5 nem a letra "s" já perdi vários empregos em 1 mês sete vagas de salários que nem eu acredito com minha escolaridade estou quase sem codernação e tenho grande dificuldade em pegar o lápis por favor me imforme o profissional e onde encontro preciso de ajuda urgente ja tremo de mais também só de pensar em escrever ou se alguma pessoa me olhar então piora tudo tenho um problema e quero e preciso de ajuda já estou desesperado nunca passei por isso se poder me ajuda mande resposta para meu email rogerioportodemello@hotmail.com gtato.

rogério disse...

*grato

luciana bafica disse...

OI ME CHAMO LUCIANA TENHO UM FILHO QUE TEM DISGRAFIA, VAI COMEÇAR O TRATAMENTO, GOSTARIA DE SABER SE TEM CURA. OBRIGADA UM ABRAÇO

Unknown disse...

Oi me chamo Nilton tenho 39 anos estou no 6º semestre de administração e estou sofrendo demais para acompanhar algumas aulas porque os professores ditam a matéria e por ter todos os sintomas da disgrafia não consigo acompanhar os demais , se tem algum tratamento para esse problema por favor me der uma luz.