SABERES EM CONSTRUÇÃO

SABERES EM CONSTRUÇÃO

quarta-feira, 7 de maio de 2008

O que é Disortografia?

O que é Disortografia?


Até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque as relações com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo. Porém, após estas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia.
A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras, e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor.


Características:

- Troca de letras que se parecem sonoramente: faca / vaca, chinelo / jinelo, porta / borta.
- Confusão de sílabas como: encontraram / encontrarão.
- Adições: ventilador.
- Omissões: cadeira / cadera, prato / pato.
- Fragmentações: en saiar, a noitecer.
- Inversões: pipoca / picoca.
- Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.

Orientações:

Estimular a memória visual através de quadros com letras do alfabeto, números, famílias silábicas.
Não exigir que a criança escreva vinte vezes a palavra, pois isso de nada irá adiantar.
Não reprimir a criança e sim auxiliá-la positivamente


Autora: Simaia Sampaio
Retirado do site: http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/disturbios.htm#Disgrafia

5 comentários:

ALZIRA - UBALDO MONTEIRO disse...

Olá Sirlei!Sou professora de V.grande-Mt, sou pedagoga e estou fazendo pós graduação em psicopedagogia.Vou escrever minha monografia sobre"O Psicopedagogo e sua intervenção nas dificuldades de aprendizagem",amei seu blog e aproveitei para usá-lo como fonte de pesquisa.Estou pesquisando sobre os principais transtornos da fala e em suas postagens encontrei muita coisa boas.Parabéns!

Unknown disse...

meu nome é shirley,
shirleycerne@hotmail.com
estou fazendo um trabalho de escola, e gostari de saber se a disortografia é confundida com o fato de a criança não ter aprendido o conteúdo, e como posso diferenciar tal situação.

Unknown disse...

olá ,estou trabalhando com uma criança com esta situação.você poderia me enviar atividades que me ajude com esse aluno?parabéns você é maravilhosa.

Unknown disse...

me envie pelo meu imail.obrigada.

tecendoarty.blogspot.com disse...

BOM DIA, SIRLEI!ESTOU MUITO NERVOSA! MEU FILHO APRESENTA TODAS ESTAS DIFICULDADES E EU PRECISO AJUDÁ-LO E NÃO SEI O QUE FAZER? ELE FAZ FONO E VAI NA PSICOLOGA. MAS EU QUERO ATIVIDADES QUE EU POSSA TRABALHAR COM
ELE. SE VOCE ME ENVIAR FICAREI MUITO GRATA. MEU EMAIL É tecianysouza@hotmail.com
PARABÉNS VOCE É MARAVILHOSA! BEIJOS FIQUE COM DEUS!!