SABERES EM CONSTRUÇÃO

SABERES EM CONSTRUÇÃO

sábado, 5 de maio de 2007




Atividade 01 da Semana 02- Proa 17

Minhas Anotações a respeito do texto:

DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM ON-LINE
da professora Suzana de Souza Gutierrez


Sharpreader é o nome de um aplicativo leitor de conteúdo.

RSS (Rich Site Summary ou Really Simple Syndication) Ágil por dispensar acesso direto ao sítio facilidade de sua inserção numa página ou weblog. Não tem custo, tanto para leitura, quanto para disponibilização de um canal. A professora usa este recurso no Projeto zaptlogs, onde ela utiliza os protocolos de agregação de conteúdo de forma a acessar os conteúdos dos weblogs individuais e de projetos, facilitando sobremaneira a leitura dos conteúdos postados e o acesso aos comentários. É recente a descoberta das possibilidades dos protocolos de agregação de conteúdo pela educação, “porém, a tecnologia desenvolve-se aceleradamente e, hoje já é possível receber notícias via RSS em telefones móveis”.
Os protocolos ou códigos que fazem o recolhimento, a agregação e a distribuição de conteúdo são documentos XML (Extensible Markup Language), capturam conteúdo (texto, imagem, som) de um sítio, reúnem este conteúdo num aplicativo agregador e o entregam para serem visibilizados em aplicativos leitores como o Sharpreader ou distribuídos (sindicados) para publicação.
RSS/Atom auxilia, também, o acompanhamento de sítios com poucas, mas importantes, modificações, pois o leitor de notícias sinalizará qualquer alteração.
No Brasil, a Folha Online é um dos poucos jornais eletrônicos que distribuem seu conteúdo via RSS.
Os semelhantes ao Sharpreader, são aplicativos que necessitam ser instalados no computador do usuário. Existem aplicativos baseados na web, por exemplo, o Bloglines, que é um serviço gratuito, onde, mediante um cadastro, o usuário pode adicionar manejar e ler os sítios que subscreve e, ainda, compartilhar suas leituras por meio de um blog e de um endereço RSS. A vantagem em relação ao primeiro tipo é que o usuário pode ter acesso às suas subscrições em qualquer computador, em qualquer lugar. Com estes recursos temos opção livre de leitura com segurança.
Com tanta informação nova já observei que no provedor terra é possível baixar gratuitamente o programa “RSS”, vou experimentá-lo, pois creio que só assim em contato com o mesmo é que poderei descobrir sua utilidade com segurança.

2 comentários:

Iris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Iris disse...

Olá, Sirlei

Para ler os feeds estamos propondo que abras uma conta no Bloglines.
Não tarda a fazê-lo. Esta é uma das atividades propostas para a semana 2.
Outra coisa, senti falta de uma postagem com tua apresentação. Esta também é uma atividade. Como o curso é a distância, nem todos te conhecem, não é mesmo?
Abra@os, Iris