Ben Schneiderman fecha o livro Designing the User Interface com um bom debate sociológico situando o designer de interface como elemento importante na construção de um mundo melhor. Ele identifica as 10 pragas da era da informação:
1. Ansiedade - medo de estragar o computador, perder dados, parecer burro.
2. Alienação - quanto mais se usa o computador, menos se relaciona diretamente com outras pessoas.
3. Info-excluídos - aqueles que não tem acesso perdem empregos ou oportunidades de estudo
4. Impotência do indivíduo - contra as grandes corporações impessoais o que podemos fazer?
5. Velocidade e complexidade avassaladora - a cada dia as regras do jogo mudam e as tecnologias têm de serem atualizadas.
6. Fragilidade organizacional - uma pessoa só pode causar um blakout de energia elétrica, ou mesmo destruir um terminal de computador e prejudicar milhares de pessoas.
7. Invasão de privacidade - a facilidade de armazenar, transferir e consultar dados torna a violação da privacidade das pessoas mais fácil.
8. Desemprego e obsolência - assim como aumenta a automação, alguns cargos se tornam dispensáveis e as pessoas são mandadas embora
9. Falta de responsabilidade profissional - é mais fácil culpar o computador ou uma organização impessoal pelas nossas limitações e falhas
10. Deterioramento da imagem da pessoa - computadores inteligentes ameaçam um dia substituir o homem, em todas as suas habilidades
Este Blog será utilizado para minhas postagens pessoais e profissionais com reflexões, pesquisas, dúvidas, diário de bordo, execução de tarefas em Cursos que participo, interação com alunos e comentários em gerais
SABERES EM CONSTRUÇÃO
segunda-feira, 4 de junho de 2007
Imagem
Gostaria muito de ter participado da brincadeira das fotos nestas disciplina, mas não consegui postar minha foto porque dizia que tinha problema de extensão. Salvei em JPEG em tamanho 15X15, mesmo assim não consegui. Agora vou postar aqui. è uma foto da Serra da Rochinha que fica na divisa do Rio Grande do Sul( por São José dos Ausentes) com o estado de Santa Catarina. É um lugar maravilhoso. Passo por lá uma vez por mês e esta visão me transmite muita paz e a certeza de que Deus criou o mundo uma perfeição, nós é que o estragamos ao nos auto-destruir com valores negativos.
Avaliação final da disciplina PROA 17 A
É do nosso conhecimento que quando nos dispomos a “aprender”, partimos para a ação pelos seguintes motivos pessoais e internos:
-Pelo interesse no assunto, ou pela habilidade que possuímos e que facilitará a concretização da tarefa, ou ainda pela existência de curiosidade em relação à mesma, e, por fim, porque vemos alguma utilidade em seu conteúdo. Nesta disciplina o meu interesse, despertado pela minha motivação interna, veio na necessidade em conhecer as diversas ferramentas tecnológicas propostas já que não tenho domínio nas mesmas, mas gostaria de inseri-las na minha prática pedagógica diária. Nesta prática, hoje, o que posso dizer é que pelo fato em trabalhar em serviço burocrático, sei muito bem elaborar tabelas no Word e Excel, que é o que mais preciso no dia-a-dia; agora como supervisora pedagógica num momento em que a escola tem Internet, sei que posso pelo conhecimento construído nesta disciplina ser uma ponte que pode proporcionar ajuda aos professores dando suporte no laboratório de informática, para que depois de acordo com o interesse, eles possam buscar os aperfeiçoamentos.
Apesar das minhas dificuldades com as ferramentas, posso dizer que aprendi muito. José Manuel Moran (2003) em “Contribuições para uma pedagogia da educação on-line” nos diz que se é difícil manter a motivação num ambiente presencial, num ambiente virtual será muito mais se não envolvermos os alunos em processos participativos, afetivos, que inspirem confiança. Neste sentido também as professoras Beatriz C Magdalena e Íris Elizabeth T. Costa (professora regente nesta disciplina) no texto “Por que avaliar? Alguns “comos” para se chegar aos porquês”, a avaliação deve valorizar todas as etapas de aprendizagem através do acompanhamento, da interação entre os envolvidos não só na troca cognitiva, mas também afetiva assim como o saber construído. Meu tempo de aprendizagem foi lento. Achei muita atividade para quem não tinha base de como manusear as ferramentas. Acredito no meu potencial, sei que daqui pra frente mesmo com o término dessa disciplina, sem pressa e, em posse do riquíssimo material coletado na mesma, continuarei aprendendo mais do que se ela estivesse em andamento, porque me preocuparei com a (re)construção dos saberes não com o tempo determinado pelas mesmas.Estou ciente da qualidade que a disciplina nos passou, mas, estou falando de mim, nas minhas grandes dificuldades. Sei também que para muitas colegas, tudo era muito fácil, mas quando se tem dificuldade, tudo parece um bicho de sete cabeças. Optei em fazer esta disciplina, para aprender. Pensei que com minha vontade e curiosidade e com a intervenção não só técnica como afetiva (este é um problema meu, talvez de carência; se eu sentir a falta de atenção no momento em que mais precisar e depois vir à cobrança por esta falta de atenção não ter me ajudado, perco o interesse) eu conseguiria. Uma das características da metodologia de projetos é a valorização das produções dos alunos, mesmo que não contenha aquela qualidade que gostaríamos que tivessem. Quanto aos questionamentos sobre os meus relatórios: O que é um relatório senão o relato de tudo o que se passou ou de um determinado aspecto. Quanto aos relatórios eu estava sendo chata de repetir toda hora que tudo era feito com muita dificuldade, mas eu me “desdobrava” e fazia sozinha pelas regras colocadas. Não no tempo em que as colegas conseguiam, mas no meu tempo, já que minha aprendizagem é lenta. Eu não quis fazer um relatório que viesse de maneira alguma a fazer um comentário que magoasse alguém porque tenho certeza que cada um deu o melhor de si. Foram bons estes tipos de acontecimentos porque no meu trabalho final do curso tenho como questão problematizadora “Qual o papel do professor no desenvolvimento de um Projeto de Aprendizagem numa abordagem construtivista, afim de que ele proporcione condições ao aluno para que o mesmo construa conhecimento com qualidade?” e isso me leva a várias reflexões.
Eu gostaria de pedir desculpas por tudo, agradecê-las pelo interesse e para finalizar dizer que fiz sim os relatórios pedidos, não da maneira como deveria ser feito, não segui o modelo, mas, fiz da maneira que achei que deveria ser feito a tarefa sem que alguém fosse prejudicado. Um abraço: Sirlei-Vacaria.
Acoplando os relatórios
Durante esta disciplina, todas as tarefas propostas para as semanas foram para mim barreiras a serem vencidas; uma pela falta de conhecimento nos assuntos e, outra pela falta de habilidade para com as ferramentas propostas. Portanto tudo foi muito difícil de ser realizado, mas consegui mesmo atrasada realizá-las depois de várias leituras e interpretações e(re)construção.Pensei várias vezes em desistir desta "disciplina opcional", aliás, opcional era só no nome porque ela era também obrigatória.O importante é que nela se tem um exemplo bem concreto pelas produções nos Blogs de como as coisas não são iguais e devemos saber trabalhar com as diversidades, mas no fundo tudo reflete a construção de conhecimento com qualidade.
terça-feira, 29 de maio de 2007
Tarefa Proa 17/22
Achei difícil a realização desta tarefa mas depois de muita interpretação e treinamento consegui realizá-la. A atividade escolhida foi à ferramenta SlideShare, para conferir a tarefa, clique no seguinte endereço: http://www.slideshare.net/sirleilopes/sereia-ou-baleia-57073/1
__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/
Comentário sobre as Oficinas
Visitei todos os Blogs das Oficinas desta disciplina. Fiz impressos e também levei como sugestão para os colegas visitarem o endereço destes trabalhos.
Dos Blogs que visitei, comentarei apenas 4:
Visitei o trabalho das colegas: Clarice, Eveline, Ilane e Roseclér Lemos “ESTUDANDO BUBBLESHARE” e apesar do nome Bubbleshare ser difícil de pronunciar, ele na verdade nada mais é do que um serviço de compartimento de fotos onde as imagens podem ser editadas com sons e também em vídeo. Excelente pesquisa onde nos dá sugestão para trabalhar com os alunos.
Outro trabalho que me chamou atenção foi “O USO DE BLOS E FLOGS NA EDUCAÇÃO” das colegas Neuza Maria, Andréia Abreu, Eliane Soares, Maristela Brizzi, Sônia Souza, pela variedade de recurso utilizado é um trabalho que exigiu conhecimento de diversas ferramentas.
O trabalho “Blog sobre mapas” das colegas Vera Frantz, Terezinha Bernardete Motter, Márcia lisiane Knop Ferron , Aline Oliveira e Elaine Flores é outro que me proporcionou informações riquíssimas além de beleza pelas ferramentas utilizadas o que deixa transparecer o domínio que as colegas têm com as mesmas.
O trabalho do grupo “Orkut” das colegas Roselene, Lucia e Aladir, está muito bom. Esta é sensação do momento. Muito bem explicado pelas colegas com sugestão de como utilizá-lo. Quanto ao uso na educação, sabe que é possível, mas deixam que os próprios leitores decidam sobre isso depois de conhecê-lo.
Construí conhecimento com todas estas informações!
domingo, 27 de maio de 2007
Semana 5 Relatório em andamento
Participei para a elaboração do texto colaborativo com as seguintes postagens como sugestão
Youtube: A sensação do momento
INTRODUÇÃO:
Nossos ancestrais pré-históricos com toda sua fragilidade em relação aos outros animais destacaram-se desde os primórdios pela sua capacidade de utilização dos recursos naturais em benefício próprio. Com materiais como pedras, ossos, cipós e paus, criaram ferramentas que os ajudaram não só na sua sobrevivência para evitar o ataque de outros animais e suportar os fenômenos da natureza como também na ampliação na sua forma de comunicação. Até hoje encontramos registros em pedras com desenhos e símbolos que confirmam esta citação. O homem também confirmou sua inteligência fazendo com que estas ferramentas evoluíssem através dos tempos, pois, quando descobriu o fogo, comunicava-se através da fumaça e labaredas; mas, foi com a sua descoberta do bronze e do ferro que estes recursos foram transformados e utilizados como tecnologias, onde a maioria utiliza como objeto de exploração a imagem. As imagens são construídas em nossas mentes a partir de estímulos visuais e sonoros, tornando-se mensagens individualizadas.
Como as tecnologias são ferramentas inventadas pelo homem para realizar determinadas ações, afim de que suas necessidades sejam supridas em seu cotidiano, surgem recursos tecnológicos variados e sofisticados constantemente que transformam e ampliam nossa maneira de comunicar, pensar, sentir agir e construir conhecimento. Neste contexto, e sabendo da importância e utilização que se faz das tecnologias da informação e comunicação na educação com a finalidade de promover aprendizagens nos dias atuais, é que a mídia vem investindo em softwares cada vez mais potentes. Do simples aparelho de vídeo, a sensação do momento é o Youtube , que é um site de compartilhamento de vídeos na internet onde após efetuarmos um cadastro, poderemos compartilhar através de um software nossos vídeos para que qualquer pessoa no mundo possa assistir. Os professores já estão aderindo a ferramenta, pois, através dela se poderá distribuir vídeos elaborados pelos alunos,assim como ser um excelente recurso para Estudos à Distância.
DESCOBERTAS:
You significa "tu" e tube significa "tubo" em referência a tubo de um televisor, mas o certo é que
Youtube vem do significado de uma gíria "televisão". Youtube é o site mais famoso de vídeos e foi fundado em 2005 pelos criadores do sistema PayPal e surgiu na internet como uma plataforma dedicada à publicação de conteúdos indiferenciados de vídeos e imagens de qualquer utilizador.As estatísticas oficiais confirmam que diariamente mais de 30 milhões de pessoas acessam o YouTube para assistir os vídeos.
Através do YouTube dá para mostrar os vídeos que fazemos e/ou vídeo preferido e mandar o link por e-mail ou MSN ou ainda colocar em Site ou no blog. Se alguém tem o youtube no seu blog, podemos entrar e acionar o vídeo lá mesmo.
Dizem que “é super fácil colocar vídeo no blog” e explicam como fazer passo a passo. Primeiro, claro, você entra no site do Youtube, procura o vídeo que quer ver, colocando uma palavra chave (Madonna, por exemplo) numa "janelinha" como essa aí abaixo e clica em "search".
No primeiro tem o "Permalink" do vídeo, que é como o endereço dele na web, que você pode copiar e mandar pra quem quiser, por email, MSN, deixar em caixas de comentários, fotolog etc. (isso é para os "sem-blog" ou "sem-site").
Na segunda janelinha, você vai ler "Embeddable Player:", e esse é o código que deve ser usado pra colocar o vídeo em seu blog ou site. Você copia o que tem lá em cinza e cola num post do seu blog...
O tamanho padrão do vídeo é 425 pixels de largura e 350 de altura, eu acho muito grande, mas fazendo uma "regrinha de três" bem simples, você pode mudar esses valores pro tamanho que quiser. Eu escolhi como padrão, pra mim, 350 X 288, porque acho mais elegante.
Pra mudar o tamanho, você deve mudar, no código, onde tem width="425" height="350" (tem esses valores duas vezes, precisa mudar os dois). Mas, cuidado pra não mexer demais no código e apagar alguma coisa a mais, mude somente os valores numéricos, cuidado pra não apagar as aspas...
Claro que você pode usar também o "permalink" pra colocar somente um link pro vídeo, no seu blog...
O You Tube tem várias outras possibilidades, como mandar seu próprio vídeo pro arquivo deles, dar notas aos que você assistiu.
Esta ferramenta do YouTube.com é uma grande oportunidade para ONGs que podem distribuir vídeos ou aulas de vídeo pelo internet, músicos independentes que podem se auto-promover assim. Democraticamente, 'bottom up', através dos circulos de amigos, comunidades, blogosfera, feeds etc.
O YouTube anunciou que o objetivo é avançar para além do sucesso dos vídeos mais recentes, que são divulgados velozmente na Internet via email. O novo objetivo da empresa é criar uma experiência personalizada de programação semelhante à dos telespectadores que navegam pelos canais de TV com um controle remoto.
Os motivos para YouTube fazer tanto sucesso é que o YouTube é diametralmente oposto ao que chamamos de TV convencional. A única semelhança é que ambos passam vídeos. Na TV convencional nos sujeitamos aos horários fixos na grade de programação entre várias outras exigências, já no Youtube não há restrições de disponibilidade de tempo (você assiste quando quer) e, em relação à variedade, praticamente encontra-se de tudo, exceto coisas proibidas pelos termos de uso. Ficamos livres para escolher o conteúdo que queremos, na hora que desejarmos.
Algumas sugestão de Vídeos que gostei de assistir no Site:http://www.youtube.com/
http://www.youtube.com/watch?v=q3W355UyB_E (Adriana Calcanhoto - Clip Educacional 8 anos
http://www.youtube.com/watch?v=_JQsfn8rvvg (sobre robótica)
http://www.youtube.com/results?search_query=educacional&search=Search (Educacional - Mergulho e Preservação -Vídeo de mergulhadores pouco experientes e menos cuidadosos ainda causando degradação ao eco-sistema do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. Filmado em Fevereiro/06)
http://www.youtube.com/watch?v=t0D3vGOvZjc (Inclusão Educacional-Trabalho Imagético de Ética e Cidadania II, Prof.ª Denise, Universidade Presbiteriana).
http://www.youtube.com/watch?v=wsV6kAQqTO8&mode=related&search= (fala sobre o certo e o errado)
http://www.youtube.com/watch?v=j0aT3-5-zTo&mode=related&search= (em inglês-Criança Vê! Criança Faz! Dê o exemplo!)
http://www.youtube.com/watch?v=tNw2-X_FByo&mode=related&search= (Estatuto da Criança e do Adolescente)
http://www.youtube.com/watch?v=JLFKKeCibXo&mode=related&search=(Faber-Castell Aquarela-toquinho)
http://www.youtube.com/watch?v=Qnq17xpwEi4&mode=related&search=(Preconceito racial e ao imigrante)
http://www.youtube.com/watch?v=yX8Y6S1l8nw&mode=related&search=) Projeto: Diálogos Contra O Racismo – 1)
http://www.youtube.com/watch?v=0549edFqIXg&mode=related&search= (Projeto: Diálogos Contra O Racismo – 2)
http://www.youtube.com/watch?v=Fa9xMRhAHlo&mode=related&search= Projeto: Diálogos Contra O Racismo – 3)
http://www.youtube.com/watch?v=3YEx5O9SDK4&mode=related&search= (Projeto: Diálogos Contra O Racismo – 4)
http://www.youtube.com/watch?v=vqfnp2enCtw&mode=related&search= (Projeto: Diálogos Contra O Racismo – 5)
http://www.youtube.com/watch?v=IWOY7HU3wik&mode=related&search= ( Jornal da Justiça -Ministério Público está atento ao que acontece na Internet)
CONCLUSÃO:
Sabemos que os vídeos a muito tempo vem sendo utilizado pelo professor para proporcionar variedade de recurso pedagógico e tecnológico com o objetivo que o aluno construa conhecimento. A maneira como eles foram introduzidos nas escolas já passou do aparelho de Vídeo e está no auge ainda com o DVD e mais recentemente com a informatização das escolas através da internet no Site http://www.youtube.com que é um grande sucesso para o compartilhamento e distribuição de vídeos na Web. Este site surgiu na internet como uma plataforma dedicada à publicação de conteúdos indiferenciados de vídeos e imagens de qualquer utilizador.
O que mais nos preocupa em termos educacional é o acesso que existe de forma gratuita a estes vídeos on-line porque se não trabalhado anteriormente corremos o risco de proporcionar uma chuva extrema e real de violência física e moral. Parece-nos que estes tipos de informação audiovisual, avulsamente acaba por promover uma banalização inconsciente de alguns padrões de comportamento profundamente radicais. Temos a opinião de que não estão previstas as classificações, escalões ou bloqueios necessários para uma hierarquização básica e essencial de determinados conteúdos de informação visual disponível no youtube ou neste tipo de site. Sentimos que estamos constantemente a ser postos à prova perante um manual de procedimentos, quer na internet, na TV ou mesmos em alguns videojogos, e, sobretudo que se esteja a produzir padrões e modelos a seguir completamente disformes ou com tendência psicótica às gerações vindouras.
Queiramos ou não tudo tem o outro lado da moeda, e, o youtube não fica para trás. Com certeza, seus vídeos serão uns grandes aliados do professor não só para modernizar suas aulas como para se construir conhecimento através da analise da ação, reflexão e ação onde também poderemos participar criar e elaborar vídeos para colocar no site.
Semana 4 Relatório
-Nesta semana aceitei o convite da colega Helenita para participar do blog colaborativo sobre youtube. Fiz contato com as colegas do grupo através do mesmo.
-Pesquisei sobre youtube, discuti em grupo e ajudei para construção em grupo através das minhas postagens no blog colaborativo relativo ao assunto
-Participei do relatório da atividade semanal do grupo com postagem no blog colaborativo.
-Visitei os blogs das colegas Aladir, Maria Otilia, Denise e Vera: acompanhei os blogs das 4 colegas que lhe seguem na lista. Postar relato individual no final da semana. No relatório preliminar: identifiquei os blogs e as autoras (link), poste a análise feita para cada blog considerando o que foi observado e comentado.
Semana 3 Relatório
Este tipo de intervenção que diz que não fiz uma tarefa quando penso que realizei é que me deixa mais insegura ainda.
Nas minhas anotações tenho o seguinte como realizado, aliás a partir daqui gostei como a professora Íris colocou as tarefas, achei bem mais fácil de segui-las como foi proposto.
Atividade proa 17/8
Clique em Criar um Blog e crie um novo blog. Este blog será usado para fazer testes. Sempre que tiver dúvidas ao realizar alterações em seus blogs, você pode testar antes usando este blog de testes. É uma boa precaução para não perder nada realizado anteriormente.
• Divulgue no seu blog da disciplina o endereço do seu blog de testes.
• Opcional: capture a imagem do seu blog de testes e poste-a juntamente com o endereço.
(Criei o Blog Querendo Aprender)
proa17/9 - Adicione uma lista de links na barra lateral do blog
proa17/10 - Edite a Barra de Navegação do Blogger (fiz)
proa17/11 - Fontes & Cores (fiz)
proa17/12 Ao final das atividades 8, 9, 10 e 11 (e a opcional, se fizer), poste no seu blog um relato sobre todas as atividades feitas nesta semana, fale das suas dificuldades, suas conquistas, suas dúvidas e suas curiosidades. Conte como foi a revisão das atividades já realizadas ou a recuperação de alguma que tenha ficado para trás. (Fiz)
Semana 2 Relatório
Nesta semana fiz um comentário que serviu como meu relatório no dia 17/05/2007 sob título “Me encontrando”. Nesta semana um pouco de tranqüilidade ajudou-me nas tarefas.
Fiz anotações das atividades que realizei:
Atividades PROA 17 - 2 :
PROA17/ 4 - Leitura do texto sobre agregação de conteúdo e postagem de reflexões.( Fiz a leitura e postei no meu blog: sfmlopes.blogspot.com , minhas anotações “Distribuição de conteúdos e aprendizagens On-Line”)
PROA17/ 5 - Cadastro no Bloglines, configuração da Conta e divulgação do nome de usuário no blog. (Fiz)
PROA17/ 6 - Cadastrar blogs no bloglines, acompanhá-los durante a semana, divulgar suas leituras no seu blog (http://www.bloglines.com/public/xxx onde xxx é o seu nome de usuário). : (Fiz e ficou assim: http://www.bloglines.com/public/sirlei)
PROA17/7 - Configurar seu blog e postar um relato sobre esta tarefa. (Criei um blog para teste: http://sirlei-querendoaprender.blogspot.com/. Lá fiz postagem, troca de modelo no blog: fonte, cor...
Semana 1 Relatório
Senti muita dificuldade nesta semana, o vocabulário muito técnico e a insegurança, quase me fizeram desistir, aliás, pela primeira vez na vida pensei em desistir de algo. Procurei ajuda com a professora Suzana, acho que até ela se cansou de mim. Procurei ajuda com a Secretária da minha escola e foi lá com muita paciência que ela foi me fazendo acreditar na minha capacidade de interpretação. E assim fui indo aos “trancos e barrancos” e sobrevivi.
Anotei o que fiz de tarefa nesta semana 1:
Atividades PROA 17 - SEMANA 1 :
PROA17/1 – a) Leitura do texto (Li o texto “Mapeando caminhos de autoria e autonomia”)
b) Criação do Blog(1) (Criei o blog: sfmlopes.blogspot.com)
c) Postagem de apresentação(2) e divulgação no blog da disciplina(3). ( Fiz a seguinte postagem de apresentação no blog:sfmlopes.blogspot.com: Meu nome é Sirlei de Fátima Maciel Lopes. Sou natural de Vacaria no Estado do Rio Grande do Sul. Sou professora Estadual 20h + 20h na Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha. À tarde, sou Vice-Diretora e no noturno, sou Supervisora Pedagógica do Ensino Médio, Ensino Funadamental-EJA e Ensino Técnico em Eletromecânica-Área da Indústria. Até o ano passado trabalhei no Laboratório de Informática da Escola e como sou da opinião que o professor deve estar em constante atualização é que aceitei participar deste CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM pois sei que o professor corre o risco de ser ultrapassado por estas tecnologias se não procurar conhecê-las.
PROA17/ 2- Visitar e comentar sítios indicados; postar relato no blog.(Visitei todos, deixei um recado em cada um e fiz um comentário que está no meu blog:sfmlopes.blogspot.com)
PROA17/ 3 - Postar um relato geral das atividades da semana. (Esta atividade acoplei a atividade anterior, mas estou retomando hoje e fazendo esta postagem)
quinta-feira, 24 de maio de 2007
Tarefa 21
Para cumprir a tarefa 21, demorei bastante, porque ao analisar os Blogs das colegas, observei que todos estavam corretos, a não ser que uns usavam ferramentas mais diversificadas que outros. Então, antes de criticar e/ou narrar o que faltava nos blogs ou o que EU acharia que deveria ser usado, acabei por não citá-los porque me achei no direito de não fazê-lo a não ser que eu tivesse domínio nas ferramentas (o que não era o meu caso), pois, só assim seria proveitoso porque eu traria ajuda com sugestão como “quem sabe você olha o tutorial do curso na página tal e tenta fazer isto ou aquilo.” Ou ainda, “quer uma dica que deu certo comigo...” (e citar), agora, dizer o que poderia ser feito ficará o dito por não dito, pois, se a pessoa não fez é porque não sabia pelo menos este é o meu caso. No meu blog sei que falta a minha foto, sei que a barra lateral está embaixo (por favor, nada contra alguém que estiver analisando meu blog; gosto de sinceridade e é uma das tarefas. Eu não considero isto como intromissão, mas gostaria de sugestão para resolver os defeitos citados)); gostaria também de colocar vídeo..., poderei fazer mais tarde, agora não sei. Analisei os Blogs das colegas: Aladir, Denise, Maria Otilia e Vera e postei comentários nas páginas.
terça-feira, 22 de maio de 2007
Atividade 16
Minha postagem para realização da atividade Proa 17/ 16
Sempre trabalhei 40 h ou 60 h e sou da opinião que quando se faz o que gosta não é o excesso de trabalho que deixa a gente estressada..., infelizmente ando com uma dificuldade de concentração e interpretação que me preocupa. Tenho me esforçado bastante na realização destas tarefas. Meu Blog não é a perfeição que eu gostaria que fosse. Imagino-o bem diferente, mas, para o momento é o que tenho a apresentar, já que tenho proporcionado pouco tempo para os estudos, e, este tempo ainda tenho que dividi-lo com todas as proas em andamento, mais o trabalho final. Eu poderia melhorar a layout do meu Blog, tentei colocar minha foto, dizia que a extensão do arquivo em maiúscula não aceitava. Mudei, tentei várias vezes e desisti. O “sidebar” do meu blog, não sei como colocar para cima. Pesquisei, tentei, observei que no meu Blog teste, consigo até editá-lo, só que aparece “layout” e no meu blog da disciplina aparece “modelo” não teve jeito das coisas andarem. Acredito com mais tempo depois, já que curiosidade e vontade em aprender eu tenho, conseguirei. Agora o que me interessa é não ficar muito para trás; eu sabendo entrar, postar, colocar imagem, mudar fonte, tamanho das letras é o suficiente. Além do mais não podemos esquecer também do conteúdo, nada adianta um Blog com uma layout bonita sem conteúdo.
Não fiz ainda a atividade Proa 17/20 proposta nesta disciplina, porque tenho dificuldade em fazer critica mesmo que construtiva porque as pessoas conseguem fazer aquilo que sabem, não aquilo que queremos que elas façam. Comparando: uma pessoa que domina estes recursos de softwares dos quais estamos aprendendo e não conhece nada ou quase nada de Jogo de “basquete”, por exemplo, por mais que se esforce nunca chegará à primeira vez a ser um excelente “Juiz” deste jogo, mas, com a prática, curiosidade e interesse mais tarde sim. Estou fazendo “impressos das dicas” para usa-las mais tarde.
Quanta a atividade colaborativa do grupo, estou perdida. Entendi que é para fazer um texto. É isso? Onde todas têm o direito de opinião, modificação de postagem...onde será feito isso e quando? Até agora só estamos emitindo nossa opinião. Onde fica os entrelaces? Está faltando nos direcionarmos mais para o uso na educação do Site Youtube. Na Conclusão e/ou considerações final não podemos deixar de citar que tem muita coisa boas no Youtube, mas também tem muita porcaria, violência, exploração, sexo....
Sempre trabalhei 40 h ou 60 h e sou da opinião que quando se faz o que gosta não é o excesso de trabalho que deixa a gente estressada..., infelizmente ando com uma dificuldade de concentração e interpretação que me preocupa. Tenho me esforçado bastante na realização destas tarefas. Meu Blog não é a perfeição que eu gostaria que fosse. Imagino-o bem diferente, mas, para o momento é o que tenho a apresentar, já que tenho proporcionado pouco tempo para os estudos, e, este tempo ainda tenho que dividi-lo com todas as proas em andamento, mais o trabalho final. Eu poderia melhorar a layout do meu Blog, tentei colocar minha foto, dizia que a extensão do arquivo em maiúscula não aceitava. Mudei, tentei várias vezes e desisti. O “sidebar” do meu blog, não sei como colocar para cima. Pesquisei, tentei, observei que no meu Blog teste, consigo até editá-lo, só que aparece “layout” e no meu blog da disciplina aparece “modelo” não teve jeito das coisas andarem. Acredito com mais tempo depois, já que curiosidade e vontade em aprender eu tenho, conseguirei. Agora o que me interessa é não ficar muito para trás; eu sabendo entrar, postar, colocar imagem, mudar fonte, tamanho das letras é o suficiente. Além do mais não podemos esquecer também do conteúdo, nada adianta um Blog com uma layout bonita sem conteúdo.
Não fiz ainda a atividade Proa 17/20 proposta nesta disciplina, porque tenho dificuldade em fazer critica mesmo que construtiva porque as pessoas conseguem fazer aquilo que sabem, não aquilo que queremos que elas façam. Comparando: uma pessoa que domina estes recursos de softwares dos quais estamos aprendendo e não conhece nada ou quase nada de Jogo de “basquete”, por exemplo, por mais que se esforce nunca chegará à primeira vez a ser um excelente “Juiz” deste jogo, mas, com a prática, curiosidade e interesse mais tarde sim. Estou fazendo “impressos das dicas” para usa-las mais tarde.
Quanta a atividade colaborativa do grupo, estou perdida. Entendi que é para fazer um texto. É isso? Onde todas têm o direito de opinião, modificação de postagem...onde será feito isso e quando? Até agora só estamos emitindo nossa opinião. Onde fica os entrelaces? Está faltando nos direcionarmos mais para o uso na educação do Site Youtube. Na Conclusão e/ou considerações final não podemos deixar de citar que tem muita coisa boas no Youtube, mas também tem muita porcaria, violência, exploração, sexo....
quinta-feira, 17 de maio de 2007
ME ENCONTRANDO!
O primeiro contato com o desconhecido, sempre me causa medo e insegurança. Paulo Freire(1997) em sua "Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa", diz que "Transformar a experiência educativa em algo puramente técnico seria amesquinhar o caráter humano da formação da pessoa". É Freire que nos fala da importância do estímulo à curiosidade, imaginação, busca, emoção, intuição do aluno e do professor, sempre associados à necessidade desta interação vir recheada de diálogo e amorosidade. Nesse contexto, considero que várias são as vantagens para se adotar na escola a metodologia de projetos com a inserção das tecnologias, já que estas visam também à (re) construção de uma escola mais prazerosa e a (re)construção de conhecimento com qualidade sem deixar de lado o humano, propondo cooperatividade, colaboração coletiva... No meu primeiro contato com esta disciplina, me senti "perdida" para executar a liberdade de buscar, escolher e construir pela insegurança aqui já narrada, agora aos poucos vou vendo que não é o "bicho de sete cabeças" que imaginei.
segunda-feira, 14 de maio de 2007
Apresentação! Atrasada
Meu nome é Sirlei de Fátima Maciel Lopes. Sou natural de Vacaria no Estado do Rio Grande do Sul. Sou professora Estadual 20h + 20h na Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha. À tarde, sou Vice-Diretora e no noturno, sou Supervisora Pedagógica do Ensino Médio, Ensino Funadamental-EJA e Ensino Técnico em Eletromecânica-Área da Indústria. Até o ano passado trabalhei no Laboratório de Informática da Escola e como sou da opinião que o professor deve estar em constante atualização é que aceitei participar deste CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM pois sei que o professor corre o risco de ser ultrapassado por estas tecnologias se não procurar conhecê-las.
Devagar, quase parando, mas, andando!
Com o apoio das colegas e professoras tenho conseguido realizar as tarefas, aos poucos conforme vou entendendo. Hoje consegui fazer as subscrições onde as agreguei e as classifiquei. Editei meu perfil no blog, mexi no modelo e definições. Sou como aquele aluno que temos que "gosta do que faz, mas tem dificuldade de aprendizagem" é só com muita calma e atenção que consigo realizar, e ainda com muita insegurança estas tarefas. Aqui a gente aprende sozinha por passos dados. Se não entendeu se perdeu!!!
Ah! Meu blogline é:http://www.bloglines.com/public/sirlei e http://www.blogline.com/blog/sirlei
Meu blog teste para disciplina é: http://sirlei-querendoaprender.blogspot.com/
sábado, 5 de maio de 2007
Atividade 01 da Semana 02- Proa 17
Minhas Anotações a respeito do texto:
DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM ON-LINE
da professora Suzana de Souza Gutierrez
Sharpreader é o nome de um aplicativo leitor de conteúdo.
RSS (Rich Site Summary ou Really Simple Syndication) Ágil por dispensar acesso direto ao sítio facilidade de sua inserção numa página ou weblog. Não tem custo, tanto para leitura, quanto para disponibilização de um canal. A professora usa este recurso no Projeto zaptlogs, onde ela utiliza os protocolos de agregação de conteúdo de forma a acessar os conteúdos dos weblogs individuais e de projetos, facilitando sobremaneira a leitura dos conteúdos postados e o acesso aos comentários. É recente a descoberta das possibilidades dos protocolos de agregação de conteúdo pela educação, “porém, a tecnologia desenvolve-se aceleradamente e, hoje já é possível receber notícias via RSS em telefones móveis”.
Os protocolos ou códigos que fazem o recolhimento, a agregação e a distribuição de conteúdo são documentos XML (Extensible Markup Language), capturam conteúdo (texto, imagem, som) de um sítio, reúnem este conteúdo num aplicativo agregador e o entregam para serem visibilizados em aplicativos leitores como o Sharpreader ou distribuídos (sindicados) para publicação.
RSS/Atom auxilia, também, o acompanhamento de sítios com poucas, mas importantes, modificações, pois o leitor de notícias sinalizará qualquer alteração.
No Brasil, a Folha Online é um dos poucos jornais eletrônicos que distribuem seu conteúdo via RSS.
Os semelhantes ao Sharpreader, são aplicativos que necessitam ser instalados no computador do usuário. Existem aplicativos baseados na web, por exemplo, o Bloglines, que é um serviço gratuito, onde, mediante um cadastro, o usuário pode adicionar manejar e ler os sítios que subscreve e, ainda, compartilhar suas leituras por meio de um blog e de um endereço RSS. A vantagem em relação ao primeiro tipo é que o usuário pode ter acesso às suas subscrições em qualquer computador, em qualquer lugar. Com estes recursos temos opção livre de leitura com segurança.
Com tanta informação nova já observei que no provedor terra é possível baixar gratuitamente o programa “RSS”, vou experimentá-lo, pois creio que só assim em contato com o mesmo é que poderei descobrir sua utilidade com segurança.
terça-feira, 1 de maio de 2007
Dia do Trabalhador!
segunda-feira, 30 de abril de 2007
Tarefas da Proa 17
Tempo é questão de preferência e para mim às vezes questão de agendamentos.
Atrasei-me no início das elaborações das atividades da Proa 17 porque por falta de conhecimento acabei perdendo meu blog. Sem querer criei este que como diz a professora Suzana serviu para postagens desta disciplina (e será o meu pessoal também). Como estou em fase de elaboração do meu TCC, corri para fazer estas atividades: Li o texto “Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores”. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004 da professora Suzana Gutierrez. Conheci muito sobre Blog, pois, pra mim é algo novo que aprendi neste curso, mas, ainda tenho muito que aprender.
Quanto a outra atividade proposta entrei nos seguintes blogs que foram sugeridos pela disciplina do Proa 17 para visita. Além de fazer um comentário em cada um deles encontrei as seguintes características nos blogs:
1- http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/
Blog com conteúdo variado onde as pessoas podem emitir opinião, interagir.
2- http://sergioflima.pro.br/blog/blogs/index.php?blog=1
Blog de Física e Educação com entrevista, artigos, opinião pessoal troca de informação direcionado a educação. Usa uma linguagem que aos poucos estou me familiarizando como “feeds”, trás sugestão de cursos.
3- http://quemfaz.blogspot.com/
Blog de relatos de experiências com experiências realizadas em escolas públicas, usando tecnologia onde são colaboradoras as professoras Íris e Beatriz.
4- http://www.gutierrez.pro.br/
Blog com projetos, textos links...Adorei a disposição do conteúdo na página. Se tem opção de entrar no conteúdo que queremos. É um blog recheado de ferramentas (que não sei usar ainda)usadas para deixar a layout da página bonita. Este blog como a própria professora define como um espaço para”... trocar idéias com pessoas de todo o mundo usando um aplicativo de mensagens instantâneas, escrever/registrar meus achados de pesquisa e assuntos de meu interesse no meu weblog, colaborar em sítios temáticos, faz parte do meu dia tanto quanto escovar os dentes, preparar minhas aulas, organizar minhas atividades, trabalhar e estudar”. E para nós professora seu blog servirá como um recurso que nos proporcionará não só troca de informações como um espaço de construção de conhecimento pelas reflexões propostas.
5- http://vamosblogarbr.blogspot.com/
Blog de apoio a construção de nosso blog, com dicas maravilhosa principalmente para aqueles como eu que tem dificuldade por falta de conhecimento em algumas ferramentas.
6- http://planeta.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/
Blog do [zaptlogs] é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE / UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia. Possui blog e projetos dos grupos, lista de discussão, chat, experiência,
7- http://vidadeprofesor.blogia.com/
Site em espanhol. Tive que buscar um tradutor de texto para poder interagir. Confesso que me senti um pouco insegura para me comunicar (se é que eu posso dizer, pois, para haver comunicação é necessário haver entendimento do que se fala. Ainda bem que hoje em dia a tecnologia nos proporciona estes momentos de comunicação mesmo a gente não dominando e/ou conhecendo determinadas línguas) É um site desatualizado porque a ultima atualização é do mês de fevereiro. Confuso para postar comentário, não sei se consegui postar o que tentei publicar:
(Formo parte del grupo de estudio del Proa 17 del Curso de Polvos-Graduação Lato Sensu Especialização en Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la Promoción del Aprendizaje de la UFRGS. Adoré la sugerencia para visitar este Blog, lo hallé maravilloso por el contenido presentado, pues es un espacio que nos proporciona momentos de reflexión y construcción de conocimiento. Para haber comunicación es necesario que haya comprensión del que se habla. Menos mal que hoy día la tecnología nos proporciona estos momentos de comunicación, aún la gente no dominando y/o conociendo determinadas lenguas) Un abrazo Sirlei-Vacaria-RS-Brasil.)
8- http://www.vivenciapedagogica.com.br/
Blog com conteúdo variado e útil ao professor, pois tem teses, artigos, dissertação, serviços...tudo temperado com recursos visuais que dão beleza e aconchego a página.
9- http://palavraaberta.blogspot.com/
Blog como o próprio nome já diz, elaborado para não só o leitor interagir escrevendo como falando. Adorei o recurso usado como gravador de voz, ainda não tinha visto este tipo de ferramenta em blog.
10- http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/
Blog para crianças onde oportuniza leitura sobre a escritora Cecília Meireles e produção textual de maneira criativa, colorida com brincadeira num verdadeiro mundo encantado.
11- http://blogosferamarli.blogspot.com/
Blog com assunto sobre tecnologia servindo também para auxiliar-nos neste sentido.
12- http://leituraescola.blogspot.com/
Blog com leitura e escrita na escola com indicações,comentários e sugestões metodológicas para leitura e escrita escolar, com vários projetos escolares como "Projeto: poesia, comercial de TV e produção textual"
quinta-feira, 26 de abril de 2007
Até que enfim!
Assinar:
Postagens (Atom)